segunda-feira, 30 de junho de 2014

MARATONA: PREPARO FÍSICO OU PSCIOLÓGICO OU AMBOS?

Boa tarde meus amigos.. Como foram os treinos desse final de semana?

Faltam 110 dias para a Maratona de São Paulo, preparação a mil....

Os jogos da seleção na Copa atrapalharam um pouco nossos treinos durante a semana. Na última terça feira voltamos a treinar dentro do Juventus com rodagem e na quinta feira teve rodagem e também tiros na ladeira. Show de bola, ótimo treino para ganhar resistência.

Domingão fizemos um longão de 22KM. Não era para ser tão pesado mas foi um treino nível 2 mas, valeu a pena, foi ótimo, temperatura agradável galera animada para o treino. Saimos da Mooca, fomos até o Ibirapuera, voltamos pelo museu do Ipiranga chegando a Mooca.
Durante o treino, como foi mais longo, deu tempo de conversar sobre tudo inclusive sobre uma outra fase na preparação para uma maratona muito importante...treinar a cabeça.


Condicionar o cérebro a aguentar a dor e a distância que estamos correndo. É realmente uma preparação pscicológica que deve ser feito pois, são 42KM, 4hr a 5hr correndo, muitas vezes sozinho e, em determinados momentos seu cérebro começa a mandar mensagens de cansaço, dores, fadiga e você tem que lutar contra isso, bloquear essas informações.
Há estudos que dizem que uma das estratégias adotadas por corredores é dividir a maratona em duas provas: 32KM + 10KM.

Fazer os 32KM em um ritmo confortável e os 10KM em um ritmo mais forte, meu comentário: queria saber o que ele quer dizer de um ritmo mais forte depois de 32km rodados...rsrsrsrs
Essa divisão nos 32KM é devido a ser uma kilometragem que os maratonistas já estão acostumados pois, num longão de preparação é essa, mais ou menos, a distância que se chega e, os outros 10KM, são pra relaxar a musculatura...rsrsrsrs

Uma preparação pscicologica evita que o corredor, ao chegar na distância dos 30KM, comece  sentir o peso da corrida. Para muitos é a hora mais difícil.
O equilibrio físico e emocional é fundamental para uma maratona. Temos que dosar bem e saber dividir a prova para evitar qualquer contra tempo.

Eu mesmo, na minha primeira meia maratona e até hoje quando falamos de 21KM, divido a corrida em três provas de 7KM. A cada 7KM deixado para trás faço um “checkup” da minha condição e se der aumento o ritmo e vou me monitorando até o final.

Ainda nesse ponto de desgaste mental de uma maratona, o que está me ajudando bastante em toda a preparação e é uma coisa que aprendi e hoje utilizo muito é o REIKI. Não sei se vocês conhecem mas, vale a pena ler a respeito.

Também algo bem interessante que o Leandro Lavra descobriu foi o carregamento no site do WEBRUN.COM.BR dos nosso trajetos nos treinos de domingo. Veja um link que foi criado como exemplo:

Para ter acesso aos nossos percursos basta entrar em WWW.WEBRUN.COM.BR, vá no link ONDE TREINAR e faça a busca por corrameu. Vamos carregar os últimos dois treinos que fizemos, valeu Leandrão. Já vou começar a postar também no MOOCARUNNERS.
Mais uma vez obrigado a todos por acompanhar o blog. Uma excelente semana  e bons treinos

#CORRAMEU
#BORACORRE
#maratona42kmsp

segunda-feira, 23 de junho de 2014

ROCK 'N' RUN...uma excelente mistura...

Boa noite corredores de plantão!!!!

Faltam 118 dias para a maratona de São Paulo. Preparação continua a mil e agora irão iniciar os longões, não sei se cedo ou tarde mas agora é que o bicho vai pegar. O máximo que cheguei foram 27KM, sofrido, dolorido e de difícil recuperação mas, quando fiz essa distância não estava tendo o acompanhamento da nutricionista nem na musculação. Para mim, o pior ao final dessa distância foi a recuperação durante a semana que seguiu, fortes dores musculares e um estado parecido com o da gripe, corpo todo dolorido.

Agora, será uma nova distância e um super teste para toda essa preparação..não serão 42km mas, 30 e poucos KM será uma grande distância. Desafio lançado e a equipe CORRAMEU animada para esse desafio.

Ontem, fizemos um treino leve pela Av. Paes de Barros, 10KM bem tranquilo já imaginando o que estará por vir. Mais um final de semana com grande audiência no treino, galera está na “pegada”...e com a volta do nosso capitão, Wilson..

Durante o treino de ontem estava pensando já em outro ponto que tenho que preparar para maratona.. meu playlist.

Qual será minha relação de músicas para fazer a maratona? Para alguns isso não faz diferença, tem muita gente que corre sem escutar uma música mas, para mim e para várias pessoas uma boa música, a música certa pode turbinar mais ainda o treino.  Há estudos que mostram que a música pode auxiliar nos treinamentos e corridas.

Músicas que me deixam mais “ligado”e músicas que me trazem coisas boas, fundamental para uma prova longa que, provavelmente, vai chegar num ponto que você não tem mais em que pensar...rsrsrs

No meu playlist sempre há o bom e velho rock n roll. As mais tocadas, que não podem faltar são: Iron Mainden, ACDC, Midnight Oil, Van Halen, Led Zepelin, Natiruts, Bob Marley (em determinado ponto sempre é bom e necessário   dar uma relaxada), Pink Floyd,entre outros. Música boa é bom demais...rsrsrs


Uma reportagem bem interessante da revista RUNNERS WORLD Brasil que fala sobre Música e corrida.

Os benefícios que a música pode trazer em uma ativadade física foram comprovados  por uma pesquisa realizada pelo treinador e pesquisador inglês Costas Karageorghis que estuda há 20 anos como e porque a música certa pode influenciar o desempenho esportivo. Em um estudo realizado em 2009 e publicado no Journal of Sport & Exercice Psycology, Karageorghis demonstrou que a música certa pode fazer você correr mais e melhor — o tempo passa mais rápido, você ganha ritmo, diminui sua percepção de cansaço e melhora o humor. 

A fórmula da canção perfeita
A "música certa" foi chamada pela equipe comandada por Karageorghis de “motivacional”. Para encontrar uma seleção que funcione para você, é preciso ter em mente que o gosto musical varia muito de pessoa para pessoa e é influenciado também pelo tipo de atividade realizada. Portanto, o que funciona para os outros pode não dar certo para você. Mesmo quem gosta de estilos mais eruditos e refinados pode se surpreender ao encontrar no gênero pop a melhor batida para correr.
Em parceria com outros pesquisadores, Karageorghis conseguiu estabelecer em 2009 uma relação que julga precisa entre os batimentos do coração e os da música. Para chegar à “fórmula da música perfeita” para cada corrida, os estudiosos relacionaram a frequência cardíaca máxima de um grupo de pessoas a quatro fatores principais que determinam como uma música nos influencia durante a corrida. Dois deles são chamados de fatores internos, porque se relacionam à estrutura da música em si

Batidas por minuto

O primeiro desses fatores é o ritmo, fundamental para determinar como responderemos a uma determinada música. E o aspecto principal do ritmo é a velocidade de uma música, que pode ser determinada pelo seu número de batidas por minuto (BPM). Músicas mais rápidas têm mais BPM do que as mais lentas, embora não seja diretamente relacionada com estilos musicais. Por exemplo, você pode encontrar um rock lento e um reggae rápido — há programas disponíveis para download na internet que calculam as BPM da música- o MixMeister BPM Analyzer 1.0 e o Pistonsoft BPM Detector 1.0.0.0, por exemplo, podem ser baixados gratuitamente em seus sites oficiais.

Segundo Karageorghis, cada zona cardíaca de esforço (ex.: 65% da FCM) tem uma quantidade de batidas por minuto (bpm) ideal para ela. Quanto maior o esforço, mais rápida deveria ser a música. É como se o seu ritmo casasse perfeitamente com o da música.
Que batidas mais rápidas tendem a ser mais animadas, todo mundo sabe. Mas os pesquisadores descobriram exatamente quantas batidas por minuto fazem você acelerar: são necessários mais de 120 BPM para promover uma resposta física no corpo do ouvinte, aumentando seus níveis de energia. "Oye Como Va", do músico Santana, com cerca de 128 BPM ou "Erva Venenosa" de Rita Lee, com aproximadamente 135, por exemplo, se encaixam nesse perfil.
Mas não adianta pensar que quanto mais rápida for a música, mais rápida será a corrida. Há limites. Em um estudo realizado em 2009, os pesquisadores determinaram que músicas de até 150 BPM beneficiam os corredores - acima disso, a performance se estabiliza e não há trash metal que o faça acelerar. Os pesquisadores têm duas hipóteses para explicar esse limite. A primeira é que esse tipo de música é menos comum e não estamos tão acostumados a ela. Outra hipótese levantada pela equipe da Universidade de Brunel é que músicas muito rápidas podem ser complexas demais para serem processadas pelo cérebro quando o atleta está correndo perto da sua frequência cardíaca máxima.
Melodia e harmonia

O segundo fator interno é chamado pelos pesquisadores de musicalidade e se refere a todos os outros componentes da música que não têm a ver com o estilo musical. Um desses componentes é a melodia, que pode ser definida como a sucessão de sons que compõe uma música e, por isso, é seu aspecto mais memorável. Quando alguém cantarola uma música, por exemplo, está entoando a melodia. Outro componente é a harmonia, ou seja, a combinação de sons simultâneos, os acordes, as notas que são tocadas ao mesmo tempo e são popularmente conhecidas como o “acompanhamento”. Quando alguém está tocando violão e muda a posição dos dedos no braço do instrumento, por exemplo, está fazendo a harmonia. Karageorghis afirma que músicas motivacionais têm melodias fortes e uma estrutura harmônica estimulante.

Contexto

Os outros dois fatores são chamados de externos pois se referem à maneira como o ouvinte interpreta a música. O mais importante deles é o impacto cultural que a música exerce. Tem a ver com a sociedade em que a gente vive, com nosso repertório. A música adquire um significado dentro da nossa realidade, dos nossos costumes, do grupo ao qual pertencemos. Os pesquisadores também garantem que tendemos a responder melhor a músicas com as quais estamos acostumados porque seus efeitos positivos foram condicionados. É o caso, por exemplo, das músicas usadas na época da Copa do Mundo ou do carnaval. Ao ouvi-las, mesmo que fora de seu contexto original, tendemos a nos lembrar da seleção brasileira em campo ou de uma dançarina sambando coberta de purpurina.

Significado

O segundo fator externo, chamado de associação extra musical, explica as conexões que fazemos com determinadas músicas. Elas podem não fazer parte do nosso dia a dia, mas tem um significado comum para a maioria das pessoas. As canções do filme Rocky, por exemplo, inspiram muitos corredores e não é por acaso. "Gonna fly now" de Bill Conti e "Eye of the tiger" do Survivor, costumam ser associadas à vitória, a luta contra adversidades. Isso porque lembramos do Sylvester Stallone reinventando os limites da resistência física e do sofrimento.
Portanto, quando pensar na seleção do seu próximo treino, lembre-se: a música precisa ter um ritmo forte, que tenha entre 120 e 150 batidas por minuto e ser estimulante. Ela também deve evocar os sentimentos que você precisa naquele treino, como animação, garra ou resistência, por exemplo.
O que a música faz por você
Conheça os principais efeitos psicológicos e fisiológicos que ela exerce no treino.
De acordo com Karageorghis, as notas musicais que entram pelos seus ouvidos quando você está correndo são capazes de provocar várias reações no seu corpo que beneficiam o desempenho. Descubra por que vale a pena correr ouvindo música.

- Você se desconecta da realidade

Sua noção de tempo fica distorcida (e por isso o treino parece passar mais rápido), você afasta pensamentos negativos (do tipo "tenho treinado pouco") e fica mais confiante. Esses sintomas são chamados pelos pesquisadores de "estado de flutuação" induzido pela música, que causa uma imersão profunda na atividade física e pode levar os atletas a uma espécie de nível superior de consciência — no qual eles atingiriam seu potencial máximo.
- Você entra no ritmo

A música melhora a eficiência e promove maior resistência física graças à sincronização dos movimentos com a batida. Desde 1902, os cientistas já sabiam que os seres humanos têm uma tendência natural de coordenar seus movimentos ao ritmo de uma determinada música. Em um de seus estudos recentes, Karageorghis descobriu que indivíduos que pedalaram em sincronia com a música precisaram de 7% menos oxigênio do que aqueles que só ouviram uma música ambiente.

- Você vai mais longe

Em exercícios de baixa intensidade, a música pode inibir a sensação de cansaço, tornando o treino mais prazeroso. O pesquisador britânico participou de estudos em 1999 e em 2007 que mostram que esse “desligamento”, chamado de dissociação, reduz em 10% a percepção de esforço durante uma corrida na esteira realizada em uma intensidade de até 75% da frequência cardíaca máxima (FCM).

- Você fica de bom humor

A música aumenta o vigor, a sensação de felicidade e o ânimo, enquanto reduz emoções como tensão, depressão, raiva e cansaço.

- Você controla os efeitos

A música oferece uma injeção de ânimo ou de relaxamento, dependendo das suas necessidades, funcionando como uma espécie de "doping legal", que pode ser injetado quando você aperta o botão "play". Por isso, é considerada uma espécie de estimulante ou sedativo natural. A música pode acalmar os nervos e reduzir a ansiedade pré-prova. Mas alguns atletas, como o recordista mundial dos 100 metros, Usain Bolt, usam músicas com batidas fortes para dar um gás antes da largada.

- A música faz você viajar

Ao correr ouvindo uma música que o lembre de alguma situação ou algum sentimento (seja força, superação eu prazer), você naturalmente traz essas emoções para aquele momento. E então a música vira o gatilho para reviver aquela emoção.





E aí, para vocês, qual a música ou o tipo de música que dá aquela “turbinada”nos seus treinos e provas?

Qual música você me indicaria para colocar no meu playlist para a maratona??

Mais uma vez obrigado a todos....#boracorre
#CORRAMEU
#maratona42kmsp

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Que época boa.. Corridas e Festas Juninas....

Boa noite

meus amigos.

Faltam 124 dias para a Maratona de São Paulo, a hora está chegando...

Eita semaninha difícil, jogo da copa para dar uma bagunçada nos treinos e festa Junina...nossa bommmm demais. Essa semana treinamos na quinta pela manhã, como um aquecimento ao jogo do Brasil e que joguinho mais ou menos mas, o que vale é a vitória, não é??

Mais ou menos ou melhor, Menos Menos foi o show de abertura.. mas que coisinha heim... fala sério, onde essas 2 belgas (eram belgas ??) arranjaram aquilo "tudo"??..rsrsrsrs mas vamos lá.. deve ser a abertura do tal padrão FIFA.

Vamos falar do que interessa, treino pesado de musculação e na corrida a equipe #CORRAMEU super empolgada nesses dois dias de treinos na rua. Na quinta feira, como aquecimento para o jogo corremos 10KM (Mooca/Pq da Vila Alpina/Mooca) e depois no Domingo o longão, 17KM( Mooca/Museu do Ipiranga/Pq da Aclimação/Museu do Ipiranga/Mooca). Domingo treino mais difícil, várias ladeiras, que são boas para fazer subindo...rsrsrsrs boas para treinarmos resistência e também já o início de um trabalho para o longão de 30 e poucos KM que está sendo marcado para o final do mês...esse vai ser punk....


Com relação a alimentação, bom... essa semana foi difícil também..rsrsrsrsrsrs, O negócio desandou, com 3 festas Juninas em uma semana caraca... comi muitooo..Canjica, Arroz Doce, Pinhão, Bolo de Fubá, Vinho Quente, Quentão.. nossa, tirei a barriga da miséria..rsrsr e agora, é a hora de recuperar e ficar na linha, tudo para a preparação.

Esse final de semana li uma reportagem super interessante na Runners World, não sei se a edição espanhola ou da America Latina. Ela mostra uma conta rápida para descobrirmos uma estimativa de quanto seria o nosso tempo em provas de 5KM, 10KM, 21KM e 42KM..

Por exemplo: Completei uma prova de 10KM em 52 minutos, meu melhor tempo. Quero saber, uma estimativa, de qual seria meu tempo numa distância de 21KM então, pego o tempo dos 10KM 52min e multiplico por 2,22 (52 x 2,22= 115,44min) você tem uma estimativa de 2hrs para completar uma prova de 21KM. As formulas são:

Tempo dos 800m x 2 = tempo de 1.500m
Tempo dos 1.500m x 3,75 = tempo dos 5KM
Tempo dos 5KM x 2,078 = tempo dos 10KM
Tempo dos 10KM x 2,22 = tempo dos 21KM (meia maratona)
Tempo dos 10KM x 4,66 = tempo dos 42KM (maratona)
Tempo dos 21KM x 2,1 = tempo dos 42KM (maratona)

Vale a pena tentar, achei interessante demais, no meu caso, a estimativa do tempo da maratona bateu com que estou pensando em fazer, menos de  4HR30.

Valeu Galera.. .Uma excelente semana a todos.. Boas corridas.

#boracorre
#CORRAMEU
#maratona42kmsp

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vai ter copa e....corrida também.

Boa tarde meus amigos….

Mais uma semana se passou e a contagem continua….131 dias para a Maratona de São Paulo e vamu que vamu. Treino pesado essa semana, principalmente na parte da musculação. Exercícios alterados, fase de adaptação passou e agora o bicho começou a pegar...caraca, parem as máquinas!!. Sexta feira, visita a nutricionista, a parte mais pesada...chocolate hummm chocolate hummmm.... mas estou chegando perto dos objetivos, estou vendo resultado em tudo que estou fazendo e colher esses resultados na prova e quem sabe até se tornar um estilo de vida, alimentação saudável, exercício e corrida.

Os treinos da semana foram bons, terça teve um educativo mas, agora, na quinta feira o Juventus  nos zuou...rsrsr... Fecharam metade da pista para construir as estruturas para a festa do energia da véia, porra.. fala sério?? Blitz é legal pra caramba mas, precisava fechar metade da pista? E vamos aproveitar, vai fazer aniversário de 1 ano a reforma da pista, nunca acaba isso.. parece obra pública. Vamos lá gente, nem está chovendo para demorar tanto e também, vamos dar uma melhorada na iluminação do clube, perto da área das churrasqueiras, a equipe de corrida do Juventus agradece.

Vamos continuar falar de coisa boa.. domingão.. Caraca domingo foi show, equipe #CORRAMEU super presente, 12 pessoas, clima bacana e treino leve também, apenas para relaxar a musculatura, 11 KM correndo pela nossa amanda MOOCA sem muita subidas,trechos mais planos.

Chegou a copa do mundo, quem falou que não ia ter copa do mundo? É mais fácil não ter metrô do que copa..rsrsrs mas vamos lá, não vim aqui falar dos motivos para ter ou não copa do mundo, apenas para falar que esse ano, pelo menos no primeiro semestre, você consegue ver como as corridas de rua estão em alta. Finais de semana com 4 provas ocorrendo simultaneamente,  provas para todos os gostos, 10km, caminhada, 21km, muita gente participando e os organizadores enchendo o bolso de $$. Virou realmente uma febre e espero que isso dure para que possamos ter provas, como uma maratona, com o mesmo nível e organização das provas internacionais, um dia chegamos lá com certeza.

Antes de terminar, eu li uma reportagem que vale a apena as dicas para nós, amantes da corrida: Como cuidar e limpar do seu tênis. 

Antes de comprar nosso tênis, fazemos uma pesquisa de marca, tipo, pisada, estilo e preço mas tudo pode ir por água abaixo se não cuidarmos dele. A regra mais comum para garantir a durabilidade dele é mante-lo longe da água. A água pode afetar a entressola e se ela sempre se molha, vai ficando pesada, rígida e perde suas propriedades de amortecimento. 

Se por acaso, o seu tênis molhar, durante uma corrida ou uma lavagem, tire os cadarços e palmilha e deixe a entressola respirar para secar mais rapidamente. Esqueça também aquela receita caseira de deixar atrás da geladeira para secar..rsrs, o sol direto também não é aconselha-vel pois pode desgastar a colagem das estruturas.

Evitem: máquina de lavar, escovas duras, produtos de limpeza, secadoras e, em algumas vezes até mesmo o enxágue. Na secagem também evite:  fundos de geladeira, exposição ao sol forte, varal e, por incrível que pareça micro ondas..rsrs

A melhor opção seria uma escova de dentes, sabão neutro e pano úmido.

Dicas:
  • ·         Verifique se não é o caso de lavar apenas os cadarços. Remova-os e lave-os      normalmente com água e sabão neutro
  • ·         Remova as palmilhas e limpe-as com pano úmido, sabão neutro e pano úmido
  • ·         Umedeça o tênis com um pano úmido e limpe-o com uma escova de dentes, sem esfregar com força
  • ·         Enxágue a parte interna e o cabedal com pano úmido
  • ·         Deixe secar à sombra, com o solado apoiado no chão
  • ·         Após o treinho, coloque os tênis para “respirar”ao ar livre, na sombra
  • ·         Se você treina e vai para o trabalho nunca coloque o tênis na mala fechada. Deixe-o no carro, fora de qualquer sacola.
  • ·         Tenha dois pares com a mesma idade para revezar entre os treinos
  • ·         Se algo der errado logo após a compra, ligue para o fabricante e explique o caso.

Dados do site (suacorrida.com.br)


Mais uma vez, obrigado a todos pela leitura e pela oportunidade.

Uma excelente semana e bons treinos.
#BORACORRE
#CORRAMEU

#MARATONA42KMSP

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Contagem regressiva, faltam 139 dias para a maratona….

Bom dia corredores e amantes do esporte...

Zé Paulo e Wilson
Esse final de semana tivemos algumas provas acontecendo em São Paulo, aliás, com o evento da Copa do Mundo, o calendário ficou apertado,  várias provas num mesmo final de semana e vemos que tem público para todas, mesmo com os valores de inscrições altos onde, muitas vezes, o kit e o pós prova não valem o preço


que pagamos. As corridas viraram uma febre, pessoas buscando melhorar a qualidade de vida, o a galera que curte a corrida e participa das provas para melhorar seus tempos ou até mesmo os que vão para as provas para ver e serem vistos... tem prova para todos os gostos e tipos... o importante é correr, bora correr minha gente...

Klaus
Na preparação para a Maratona, esse final de semana fizemos o primeiro e tenebroso....longão. Lendo algumas reportagens, todas dão extrema importância aos longões, você trabalha a sua musculatura  e o pscicológico para aguentar uma distância maior daquela que você está acostumado. Alguns dizem que maratona começa após o KM32, aí você entra na parte pscicológica da coisa, outros falam depois do KM35, mas.. uma maratona começa quando você se programa e faz sua inscrição, aí o bicho começa a pegar.....

Rogerio e Leandro
Nesse final de semana fizemos um longão de 27KM, a maior distância que já corri, a anterior tinha sido os 25kM no ano passado da maratona de São Paulo. A equipe #CORRAMEU representada por Wilson (nosso capitão), Zé Paulo, Rogerio, Leandro, Cris, Vanessa e por mim. A Cris e a Van nos acompanharam todo o trajeto de bike, parabéns, um baita treino também.

O trajeto não teve tantas subidas, pegamos a subida na Av. Nazaré no Ipiranga, depois a subida da Rua Vergueiro até o início da Anchieta... Para vocês terem uma idéia do “rolê”que demos, o trajeto foi Mooca, Museu do Ipiranga/Av Nazaré/Tancredo Neves/Vergueiro/Rod Anchieta/Estrada das Lágrimas e Pq Chico Mendes.

Cris
Na volta, nosso capitão sentiu, e voltamos acompanhando o Wilson do Pq Chico Mendes até a Rua Ibitirama na Vila Prudente, colocamos ele num taxi e continuamos pela Paes de Barros até a Rua Juventus.

Vanessa
Finalizado, 27KM, todos estavam cansados mas você via que também estávamos realizados, mais um desafio cumprido. A temperatura estava excelente para esse treino e as pessoas focas para completar  o treino e ajudar.



 Agora iniciar os preparativos para o próximo  (mooca-Pq ecologico do Tiete-mooca), data ainda não definida mas, é muito provavel que será no último final de semana de Junho ou início de Julho
Galera na Rod. Anchieta


 Realmente agora a preparação ficou completa, só faltava iniciar os longões, agora vamos que vamos, 139 dias e contando para a Maratona de São Paulo.

Mais uma vez obrigado a todos pela leitura e pela força.
Uma excelente semana, ótimas corridas, ótimos treinos e grandes conquistas.
Abraços e ..... bora correr!!!!!



#boracorrer
#CORRAMEU

#maratona42kmsp